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5 dicas para investir em um seguro de vida ainda jovem

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Não é somente na hora da morte que o seguro de vida pode ajudar. O benefício pode ser pedido, por exemplo, para cobertura de doenças graves e até para amenizar a perda financeira em caso de afastamento do trabalho.

No entanto, o consumidor deve ficar atento para não cair em golpes, principalmente agora, porque muitas empresas podem usar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) como pretexto na hora de vender um plano.

Quem faz o alerta é especialista em consumo Dori Boucault, que comentou o assunto no quadro De Olho nas Compras, nesta terça-feira (15), no Diário TV. Ele deu dicas de como aproveitar o benefício e não sofrer prejuízos na hora de contratar um seguro.

Cuidados ao contratar

Ler todas as cláusulas de um contrato e ficar atento a eventuais ‘pegadinhas’ são dicas que servem em todos os processos de compra. Na hora de contratar um seguro não é diferente. Segundo Boucault, é essencial que o segurado esclareça todas as dúvidas e mantenha uma relação de confiança com o corretor antes de fechar negócio.

“Não assine nada sem ler, sem entender. Se tiver dúvida, conversa com o corretor que, aliás, é a pessoa mais importante na relação de consumo segurado-seguradora. Ele tem que ser da sua absoluta confiança. Verifique também as reclamações, se existem, onde fica essa empresa e se tem algum cliente que possui esse tipo de contrato, se já utilizou e se foi bem atendido”, comenta.

Ele explica que é preciso estar atento a tudo que está ou não incluso na contratação, valores de mensalidades e indenizações, além dos prazos propostos pela seguradora no caso de abertura de um sinistro – ou ocorrência. Outra recomendação é consultar os órgãos de defesa do consumidor sobre o histórico da empresa.

“Verifique a empresa, verifique a loja física. Não vá só na chamada tela, não vá só nos questionários. Você tem que ter simulação, tem que ter loja física. Tem que ter contato com o corretor. Ele tem que te dar disposição”, comenta.

“Aquele corretor, aquele amigo, tem que estar junto de você e saber se isso já deu certo para algum amigo. Entre na parte da Susep, Superintendência de Seguros Privados, para verificar se a empresa está registrada. Procon, Reclame Aqui. Isso é muito importante”, completa Dori.

Situações de emergência e afastamento do trabalho

O especialista esclarece que o seguro deve cobrir situações de urgência e emergência, oferecendo todo o apoio necessário para o segurado. Nestes casos, também é preciso que os prazos para procedimentos, como o envio de documentos, seja ágil.

Já para os planos que cobrem situações de afastamento do trabalho, Dori diz que o benefício deve valer também para os casos em que o segurado é empreendedor e teve a renda prejudicada após o fechamento da empresa, por exemplo.

“Deve estar contemplado. Tudo tem que ser muito bem detalhado para saber se tem cobertura. Esse é o grande problema. Você tem que pensar sempre no que pode dar errado. Com o corretor, você tem que sempre dizer ‘o que pode acontecer? E se não acontecer?’. Você tem que pensar em todas as probabilidades”, declara o advogado.

Segundo ele, é fundamental que o consumidor veja o seguro como um benefício que pode tornar os momentos difíceis menos complicados e não como um ‘mau presságio’ para o futuro. Durante a pandemia do coronavírus, para ele, o serviço é uma opção a ser pensada.

“Ninguém sabe quando vai acontecer, mas eu tenho que pensar no meu futuro. Então, a partir de agora, vale a pena pensar nisso. Eu pensaria com muito carinho, não para ficar ‘ah, vou morrer’. É para ter uma certa tranquilidade dentro do seu orçamento”, conclui.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2020/09/15/seguro-de-vida-pode-amenizar-imprevistos-mas-contratacao-requer-cuidados-alerta-especialista-em-direitos-do-consumidor.ghtml

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